Asalato e Voz

CULTURA POPULAR BRASILEIRA | CONEXÃO HUMANA | IMPROVISAÇÃO COLABORATIVA

O asalato (como é chamado no Japão e no Brasil) é um instrumento de origem africana, especificamente da região oeste, comum nos países: Gana, Mali, Costa do Marfim, Senegal, Burkina Faso. Tem mais de 10 nomes diferentes e em algumas culturas ele é comumente tocado por mulheres, que cantam e dançam enquanto tocam. É composto por duas “cabaças” produzidas a partir do fruto de uma árvore chamada Swawa, Oncobas Spinoza. Lari conheceu o instrumento em 2010, em uma viagem que fez a Istambul. Ganhou de um amigo que tinha viajado para Gana e passou anos com apenas um asalato, sem ter contato com os asiáticos, africanos e com a polirritmia possível ao usarmos dois instrumentos.

Desde o início Lari Finocchiaro inseria o instrumento como um acompanhamento do canto, adaptando ritmos brasileiros nas canções brasileiras, ao gravar os primeiros vídeos na internet em 2016/2017 tornou o asalato popular no Brasil. Desde então vem realizando muitas iniciativas de produção de conteúdo gratuito, vivências e oficinas, eventos online agregando a comunidade brasileira e internacional como os Saraus latino-americanos, conversas com expoentes estrangeiros, parcerias com o luthier Mauro Tanaka da Asalato Sampa, ministrando cursos presenciais e online e segue aprofundando constantemente suas pesquisas e o contato com artistas africanos, especializando-se na adaptação deste instrumento para os ritmos brasileiros!

Já ministrou seu curso no Festival de Música de Curitiba, Festival Circular (Basel - Suíça); Enchated Circle (França), Festival Circular em São Paulo, Espaço Cia Mawaca, dentre outros espaços. 

Seu maior interesse está em difundir essa formação “asalato e voz” – que já é uma formação tradicional em países do Oeste africano – no contexto da música brasileira, especialmente os cantos de tradição oral, resgatando com isso um repertório de cantos populares que para que estes não sejam esquecidos e/ou desconhecidos. Também é objeto de sua pesquisa as práticas coletivas de asalato e voz, envolvendo elementos da improvisação vocal colaborativa, como praticamos na Música do Círculo. Dessa forma o asalato e voz se expande não apenas no sentido do repertório cantado nessa formação, mas também a partir do fazer musical coletivo e da improvisação vocal tendo como base práticas da Música do Círculo.

Oficina - Asalato e Voz: do improviso à canção (Festival Circular em São Paulo)

Oficina - Asalato e Voz: cantos e ritmos brasileiros (Festival Circular em Basel, Suíça)