Asalato
O asalato é um instrumento de origem africana, especificamente da região oeste, comum nos países: Gana, Mali, Costa do Marfim, Senegal. Ele é composto por duas “cabaças” produzidas a partir do fruto de uma planta chamada Swawa, Oncobas Spinoza. Essa caixinha obtida pela secagem do fruto após a sua polpa e sementes serem retiradas, era utilizada para armazenar rapé. As crianças produziam diversos brinquedos, incluindo chocalhos que deram origem ao instrumento final com um cordão interligando as duas caixas. As caixinhas são preenchidas com pequenas pedras ou sementes para se obter um som de chocalho e interligadas com um cordão para que com os movimentos da mão, as cabaças se choquem umas com as outras e se produzam um som de batida. Ou seja, é possível se obter dois sons ao mesmo tempo, o de chocalho e o de batida.
Como se trata de um instrumento vindo de uma cultura que sofreu muitos silenciamentos e epistemicídios, e também considerando que em cada país o instrumento é chamado e tratado de diversas e distintas formas (aslatua, kass kass, kashaka, cas cas, damlankosso, televi, kessen kessen, etc) têm sido muito trabalhoso encontrar fontes que registrem o seu uso em seus países de origem.
Uma parceria e troca que começou a se estabelecer foi com DOGO GUÉDÉ PATRICK, pesquisador da Costa do Marfim que tem uma dissertação de mestrado e tese de doutorado sobre o “Damlamkosso” – como é chamado nessa região. Sua pesquisa conecta muito com a pesquisa de Lari pois o tema aborda os cantos tradicionais de seu país, originalmente cantados e tocados por mulheres. Sabe-se que nesses países as tradições estão se perdendo aos poucos com o tempo, então a pesquisa de Patrick é de extremo interesse e relevância para que essa cultura permaneça viva e possa ser registrada, contada, cultivada.
Segue abaixo um vídeo retirado do youtube que mostra um pouco do processo de fabricação do instrumento em Senegal.